A bromélia é uma variedade de planta tropical que possui diversas espécies. Essa planta é caracterizada pelo agrupamento de suas folhas em formato de roseta e por seu visual exótico, que é rico em cores. Além de ser bastante utilizada para ornamentar jardins e canteiros, a bromélia também pode ser cultivada em vasos para compor ambientes internos ou utilizada em jardins verticais.

Se você deseja saber mais sobre a bromélia, veja a seguir algumas dicas úteis para cuidar da planta, uma lista de espécies que preferem sol ou sombra e inspirações interessantes para decorar com os diferentes tipos dessa planta maravilhosa.
Principais maneiras de estar cultivando bromélia na sua casa
Embora haja diversas espécies de bromélias, os cuidados que elas requerem são bastante similares. Abaixo, confira algumas dicas para cultivar qualquer variedade dessa planta
Para cultivar qualquer variedade de bromélia, é importante ter em mente os seguintes cuidados:
Rega: é recomendável regar com frequência, molhando a parte central da planta e borrifando água em suas folhas nos dias mais quentes.
Luminosidade: a maioria das espécies aprecia claridade, mas algumas preferem áreas de sombra e outras podem ser cultivadas em sol pleno, dependendo da tonalidade das folhas.
Vasos: é recomendável cultivá-las em vasos de barro ou cerâmica, pois esses recipientes garantem maior estabilidade para a planta e mantêm o substrato sempre fresco.
Substrato: as bromélias apreciam um substrato leve e menos compactado, por isso, é indicado adicionar a mistura do solo materiais como cascas de pinus e fibra de coco.
Adubação: para estimular o crescimento das folhas e flores, é recomendável adubar a planta a cada 15 dias, com um NPK 4-14-8, adubo foliar ou com um produto específico para bromélias.
Temperatura: prefira cultivá-las em ambientes ventilados com temperatura entre 15° e 25 °C, já que as bromélias apreciam o calor e umidade.
Pragas e fungos: para combater cochonilhas, pulgões e outras pragas, use uma solução de fumo diluída em água. Contra fungos, lave as folhas delicadamente com água e sabão de coco.
Dengue: adicione um pouco de pó de café em sua roseta central para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Floração: as bromélias florescem apenas uma vez quando atingem o estado adulto e depois emitem brotos em suas laterais para novas plantas.
Poda: não é necessário fazer podas de manutenção, estética ou crescimento, apenas eliminar folhas secas ou danificadas. Com todos esses cuidados, suas bromélias vão ficar sempre vistosas e deixar qualquer espaço mais bonito com suas folhas e cores.
Eu cultivava muitas espécies de bromelias ,, inclusive vinha semente pra mim de Rio de Janeiro,,duma entidade ,, mas por causa da dengue ,,me aconselharam terminar ,,eu sempre cuidava bem , me mandaram colocar detergente dentro pra matar,,caso tivesse ovos do mosquitos da dengue,,queimei todas ,e eu parei ,, ainda com 200 modinhas novas dei para um cultivador amigo meu que cultivava na praia,, hoje tenho uns pés,,mas não arrumo mais semente , desisti,, ainda tenho um poucas orquídeas
Olá bom dia muito obrigado é um prazer conhecer algo extraordinário.gratidão. Amém 🙏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️